sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Ligações Perigosas

Não recebi com surpresa a notícia desta semana da filiação do atual presidente Maurício Assumpção ao PMDB, partido do governador e do prefeito da cidade. A ligação entre presidentes e figuras públicas de clubes de futebol com a política é vista por todo o território. Hoje, Roberto Dinamite - presidente do Vasco - é deputado estadual, dos mais faltosos, também pelo PMDB e Patrícia Amorim é vereadora do Rio pelo PSDB. A segunda, no entanto, já era parlamentar quando eleita no clube do Jardim Botânico¹.

Só por isso não me surpreendeu a notícia? Não, e volto um pouco no tempo para explicar. Coincidentemente, na festa junina promovida pela diretoria no dia 4 de Julho do ano passado, na sede de General Severiano, Rodrigo Bethlem, então candidato a deputado federal e subsecretário municipal licenciado de ordem pública, pelo mesmo PMDB, esteve, acompanhado do presidente, no arraiá. Não houve campanha explícita durante o evento. Até em razão de, segundo o calendário eleitoral, a campanha só se iniciar no dia 6, dois dias depois do evento.

Até aí nada estranho, somente a ligação com uma figura pública com envolvimento em casos estranhos que vou falar mais na frente. A surpresa, no entanto, foi depois. No terreno da sede de General Severiano, aonde anteriormente era arrendado para uma concessionária de carros e hoje funciona a loja oficial do Botafogo, foi estabelecido um comitê eleitoral do mesmo PMDB. É legal? Talvez, não conheço o estatuto do clube. É estranho? Também é. O presidente aparece ao lado de uma das principais figuras do partido e dias depois uma parte do terreno foi utilizada por este mesmo grupo. Tudo fica mais claro agora, quando, na data limite para a candidatura para o próximo ano, se filia ao mesmo partido. Merece, no mínimo, uma investigação ou eu que estou maluco?

O parceiro de arraiá do presida também merece boas investigações... Como o tema é o Botafogo, não vou entrar no tema, só deixar alguns links sobre o bom moço do choque de ordem, agora secretário de assistência social do prefeito Eduardo Paes.



Evolução Patrimonial de mais de 400% - a fonte é péssima. Mas quem tá no erro costuma revelar outros na mesma situação.


Só para terminar é bom deixar as coisas em panos limpos. A opinião é minha, Pedro Souto, 19 anos, estudante de jornalismo, botafoguense e militante de partido político que vocês podem ver aqui. O BotafogoNews julga o espaço como democrático, acho que o primordial é deixar bem claro quem você é, quanto maior clareza o leitor tem disso, mais elementos ele tem para avaliar o conteúdo. Todo texto é influenciado por quem escreve, isso não se discute, para que vocês julguem e critiquem é essencial ser transparente. Quem quiser escrever algum texto que dialogue com esse, peço que me encaminhe, que igualmente abrirei o espaço para quem quiser se posicionar.

Lembrando no post anterior, você me acham no twitter - @pedroasouto -, facebook - Pedro Souto-, e, acrescentando, no email - soutopedroa@gmail.com.

Saudações Alvinegras!

¹- Time do Jardim Botânico. Fisicamente a sede do clube fica localizada no Leblon, o apelido é Gávea e o controle político, o mais importante, é estabelecido na Rua Von Martius, 22, também conhecida como Rede Globo de Televisão.

4 comentários:

  1. Po cara, tudo bem a sua visão, mas também acho estranho, só acho que quem milita no seu partido não gosta de democracia...mas se tratando de Botafogo, o caso é pra ser apreciado o mais rápido possivel, o atual mandatário não pode querer tornar o clube um braço eleitoreiro, nem fisica nem ideologicamente....temos que começar a debater isso....

    ResponderExcluir
  2. Você tem todo direito de achar o que quiser sobre o meu partido, haha, isso cabe grandes debates... Igualmente eu também tenho o direito de achar que a gente não vive em uma sociedade democrática.

    ResponderExcluir
  3. Pedro, você não está maluco! Esse caso merece SIM uma investigação. Gostei do texto por não ser acusativo, mas sim propor uma reflexão sobre o que rola fora dos gramados. Bjs!

    ResponderExcluir