quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Viúvas do Mané



Hoje somos todos um pouco viúvas do Mané

Elza Soares não é viúva do Garrincha, não sozinha. Todo Botafoguense é um pouco viúva do Garrincha. Afinal de contas, torcedores de todos os times podem lamentar hoje o fato do nosso Mané não existir, mas saudade meu amigo, saudade mesmo, daquelas que faz você sentir o peito espremido, ficar alguns segundos sem conseguir respirar e depois que enfim consegue, ao invés de apenas respirar, você na verdade suspira lamentando tamanha falta, essa, só o Botafoguense sente.

Essa saudade que estrapola o tempo, que faz de Nilton Santos aos mais novos alvinegros sentirem tanta falta e doarem um pouco do seu tempo no dia de hoje para uma singela homenagem a lembrança desse nosso mito, é muito facilmente explicada, pois, duvido que Garrinhca tenha ganho o adjetivo de Alegria do Povo em vão. Duvido que exista ou até mesmo existirá outro ser humano que tenha conseguido agregar um maracanã lotado, que em tantas vezes, pouco importava qual era o time que estava em campo na disputa, todos estavam alí, em transe, esperando o show, a alegria, do nosso Anjo das Pernas Tortas.

E esse exemplo é apenas um em mil que podemos citar, mas que todos já conhecem.

Garrincha foi, é e sempre será patrimônio nosso. Nosso ídolo maior, nosso mito, nosso Deus, nosso sinônimo. O Botafogo criou Garrincha e o Garrincha tratou de recriar o Botafogo. Somos os inventores do Futebol Arte e Garrincha foi o cara que assinou o contrato da patente.

Hoje é um dia de festa, uma festa sem muita graça é bem verdade, pois como Nilton Santos, Garrincha precisava ainda está entre nós para festejar, e como sabia festejar esse Mané. Então, que a Globo e os outros “grandes” conglomerados de comunicação não falem nada, não importa. Hoje (e sempre), grande mesmo, é a lembrança e a saudade da nossa maior estrela solitária, do NOSSO GARRINCHA.

--
Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo (Drummond)

Texto de Diego Lins, organizador do Coletivo Alvinegro: http://coletivoalvinegro.com.br/

Um comentário:

  1. Ospra! Sou de BH, amigo do @thalesche! O @BotafogoNews me seguia antes mas você deve ter me deletado! :( Adiciona meu Blog aew: Blog Medicina Nuclear - http://mediconuclear.blogspot.com Abração!! Carlyle Barral

    ResponderExcluir