quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Lúcio Flávio: Lady ou Maestro?

Saudações!

Tudo bem, nós sabemos que o atual momento é de apoiar todos na Arrancada Final. Todavia, o mistério entorno da permanência ou não de Lúcio Flávio em 2011 é uma pauta polêmica envolvendo os mais diversos tipos de opiniões.

Resumindo um pouco do que a Wikipedia diz sobre o assunto e analisando o atual momento, podemos dizer que...



Lúcio Flávio.
Paranaense, 31 anos, meio-campista destro, camisa 10.

Revelado pelo Paraná, Lúcio foi tido como grande promessa do expoente futebol paranense. Se destacou entre grandes nomes como Ageu, Maurílio e Vital e chegou a fazer figuração na seleção brasileira sub-20 de Ronaldinho Gaúcho. Após atuar pelo clube no período de 1997 a 1999, teve breve passagem pelo Inter nesse ano mas foi devolvido rapidamente. Voltou para o Paraná e lá ficou até 2001 quando foi transferido para o São Paulo, novamente visto como promessa. Assim como no Internacional, Lúcio Flávio não logrou êxito no time paulista. A partir daí, Lucinho teve passagens por diversos clubes: Coritiba, Atlético/MG e São Caetano, tendo se destacado apenas nesse último onde fez parte da inédita campanha do título paulista. Apesar do bom desempenho durante o início de sua estadia no ABC Paulista, Lucinho acabou amargando o banco de reservas, até que por fim acertou a sua transferência para o Al-Ahli Jeddah, da Arábia Saudita.

Sobre a sua passagem pela Arábia, ninguém sabe, ninguém viu. O que se sabe é que em 2006, ainda pertencendo ao São Caetano, o jogador foi apresentado como jogador do Botafogo por empréstimo. Bom cobrador de faltas e detentor de toque refinado, chegou com a expectativa de ser a referência do meio-campo e, em um primeiro momento, conseguiu desempenhar esse papel com eficiência, chegando a ser apelidado de Maestro. Acabou tendo uma lesão justamente no primeiro jogo da final do Carioca e não poder participar da partida decisiva que sagrou o Fogão campeão naquele ano. Ficou 7 meses parado e voltou no mês de novembro daquele ano.

Em 2007, após desempenho regular durante o campeonato Carioca, na derrota para a Mulambada nos penaltis Lúcio Flávio perdeu uma das cobranças. Surgia ali o primeiro foco de discórdia em relação ao até então Maestro Lúcio Flávio. Depois desse episódio, boa parte da torcida passou a questionar sua lentidão e apatia. Essa animosidade acabou adormecida quando, durante o Brasileirão-07, o Botafogo surgiu como uma máquina atropelando todo mundo que aparecia na frente. A composição favorável, com companheiros rápidos que supriam a sua lerdeza, o meia voltou a ter boas atuações e ser estimado pela torcida. Essa trégua durou pouco tempo. Assim como outros jogadores, após a derrocada no Brasileirão-07 e o vexame na Argentina diante do River Plate, Lúcio Flávio foi estigmatizado como um dos símbolos daquele time do quase.

No ano de 2008, Lúcio Flávio continuou apresentando um desempenho regular, porém após a saída do veloz Zé Roberto o seu rendimento caiu consideravelmente. No mesmo ano, o jogador completou a marca de 100 jogos pelo Botafogo e depois a marca de 50 gols. Mais um ano se passou e no início de 2009 Lúcio é emprestado ao Santos. O meia não corresponde as expectativas e rapidamente é devolvido ao Glorioso. Aqueles que o criticavam e haviam ficado felizes com a sua transferência passam a reprová-lo de imediato. Não sei exatamente em que momento, mas sim, quando ele sai de campo abatido dizendo que alguns torcedores levam para o lado pessoal ele não está errado. Mas é difícil não cismar com um jogador que se arrasta em campo. O fato é que assim como todo o time do Botafgo, o desempenho de LF no Brasileirão-09 foi medíocre.

Ao iniciarmos o ano de 2010 com a certeza de que Lúcio Flávio seguia como peça fundamental do elenco, a implicância de parte da torcida foi aumentando proporcionalmente ao seu fraquíssimo desempenho. Por ironia da vida e alegria de muitos, o Botafogo chegou novamente a final do Campeonato Carioca e LF novamente enfrentou uma lesão que o deixou de fora da grande final. Pé frio? Talvez...

Veio o Brasileirão-10 e Lúcio Flávio seguiu lento e apático. O aumento na implicância com o jogador era previsível e as vaias uma consequência. Trata-se de um jogador que já teve bons momentos e nada mais que isso. Gostem ou desgostem do Lucinho, mas ele não apresenta um bom futebol a muito tempo. O grupo, o coach, a diretoria e parte da torcida pró-LF tentam apaziguar as insistentes demonstrações de desaprovação por boa parte da torcida. É um caminho sem volta. Enquanto Lúcio Flávio jogar pelo Botafogo, ele será perseguido por um parcela de torcedores. Outros tentarão amenizar ou defendê-lo, mas a impopularidade de LF não será deixada de lado caso ele renove o seu contrato. Pelo contrário, provavelmente só vai piorar.

Lúcio Flávio merece crédito por boas atuações no passado, importância para o grupo e por sempre ter respeitado o Botafogo enquanto instituição. Mas cá entre nós, talvez o melhor para o maestro seja tentar se reerguer em um América/MG ou numa Portuguesa. Vai ser melhor para todo mundo, concordam?

BOTAFOGO ACIMA DE TUDO

14 comentários:

  1. Todo ano o Botafogo sempre tem aquele jogador que quando entra em campo nos deixa preocupados se vai jogar bem ou não. E o LF este ano tem sido assim. Alternando entre partidas mal ou bem jogadas. Acho que nosso glorioso já deu diversas chances a ele e que não foram muito bem aproveitadas. Concordo com quem prefere sua saída, pois por mais que ele tem saído vaiado em algumas de suas partidas há ainda um reconhecimento por parte da maioria da torcida. É melhor que saia logo, enquanto ainda há respeito por parte de ambos.

    ResponderExcluir
  2. pois é, essa situação realmente tá complicada.
    sempre tive opinião formada sobre ele, realmente teve participações boas e ruims pelo Botafogo, mas com relação à renovação ou não do contrato, não me preocuparia tanto se ele ficasse.
    no momento ele vem jogando, apenas porque o Maicosuel tá fora de combate, se não fosse isso com certeza estaria no banco, como vinha ficando há um bom tempo! temos que ver também pelo lado da falta de opções, se não fosse o LF em campo, quem jogaria? Renato (me recuso a utilizar "cajá")? na minha opinião é um jogador que até agora não mostrou realmente a que veio, muito inconstante, alterna boas e terríveis atuações.
    no atual elenco não vejo nenhuma outra opção.
    Sempre achei que o LF teria que ter SEMPRE um jogador rápido ao seu lado, como foi em 2006/07 com Zé Roberto.
    mas como já disse, se ele ficará ou não, pra mim não é preocupação nenhuma, só me preocupo em torcer para que vençamos o máximo nesses 7 últimos jogos e ter um 2011 bem melhor pra gente!
    um abraço e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  3. Eu acho o LF um jogador acima da média. Nos lances de bola parada pode ser decisivo, tem um toque de bola refinado e muita visão de jogo.

    Realmente não vou negar que ele esteja lento, desligado e muito apático em campo. Tem horas que chega a dar desespero, mas não acho que ele deva sair. Quem põe o jogador em campo é o técnico e para ele estar em campo no presente momento é sinal que não temos reservas a altura.

    Eu vejo esse momento que o LF vêm passando como, guardada as devidas proproções, o mesmo que o Ronaldinho Gaúcho passou, no finalzinho de Barcelona e início de Milan, falta voltar a gostar de jogar futebol, falta alegria em jogar. Caso ele retorne com a alegria em estar em campo, voltará ser o Maestro, do contrário, continuará a receber vaias.

    Nesse momento não é hora de vaiar e pegar no pé. É hora de ajudá-lo a recuperar a vontade de jogar, apoiando-o mesmo quando estiver mal. Nós torcedores temos que incentivar, temos que transmitir confiança a ele nessa reta final do campeonato.

    Mas essa é apenas a minha opinião, é claro.

    ResponderExcluir
  4. Ninguém mais aguenta.
    Lucio é um grande cara, honesto, correto, amigo, exemplar, mas isso não faz gol, isso não ganha jogo.
    Ele pode fazer parte da cúpula do futebol e encerrar a carreira no futebol.
    Quer ser jogador, então, boa sorte muito obrigada mesmo por tudo, mas o tempo dele no Botafogo já passou.

    ResponderExcluir
  5. Lady, nao. Jamais faltaria com o respeito a ele. Ele teve seu tempo de maestro e isso nunca deve ser esquecido.

    ResponderExcluir
  6. acho bque todos pegam muito no pé do Lucio Flavio. ele já fez muito coisa pelo Botafogo e agora é culpado por tudo de ruim que o time anda passando. Não acho que ele deva sair do time

    ResponderExcluir
  7. Maestro *-*
    Mesmo com a fase ruim, ele já teve seus momentos bons no Bota e merece o nosso apoio. E não tem nenhum jogador do nível dele no banco pra substituí-lo agora (:

    ResponderExcluir
  8. nem Lady, por respeito, nem muito menos Maestro, por tudo q ele não faz e deixa de fazer, realmente não merece mais esse título. Prefiro entender o LF como um futuro ex-jogador do Botafogo.

    ResponderExcluir
  9. ele é um bom jogador, fato é que nos esquemas criados por Joel para o botafogo nenhum realmente favorece ao que ele sabe fazer, acho que no atual botafogo ele ta sobrando.

    ResponderExcluir
  10. * O caso Lúcio Flávio *

    Li em um twitter sobre o Botafogo (que nem vou me dar o trabalho de divulgar) a seguinte afirmativa: "Quem apóia o Lúcio Flávio é contra o Botafogo". Analisemos...

    - O Botafogo, por um acaso, resume-se ao LF?
    - Se o LF está em campo a culpa é dele que se escalou para a partida?
    - O Botafogo não é maior do que qualquer jogador?

    Sabe o que é pior? Se tentamos argumentar pela ótica de apoio ao grupo que está lá, somos logo tachados de pró-LF. Eu sou pró-Botafogo e faço todo possível para ver essa estrela brilhar.

    Concordo que o tempo do LF no Botafogo já passou e creio, inclusive, que a grande responsável por esse mal estar entre torcida que vaia e elenco é a diretoria que o trouxe de volta.

    Além disso, não podemos esquecer que quem o coloca para jogar é o Joel, o treinador. Na atual conjuntura, acho que ele podia sair no 1º tempo com o LF e no 2º lançar mão do Cajá, que dá ritmo completamente diferente ao jogo. LF não é trunfo pra 2º tempo...

    Os demais jogadores se aborrecem com as vaias. Não é difícil vermos Abreu, Guerreiro, Cordeiro, Somália demonstrarem sua insatisfação com as vaias e defenderem o companheiro.

    O momento é crucial para o Botafogo: depois de anos, podemos chegar a Libertadores e ainda temos a chance de levar o caneco para General Severiano. Acredito, na minha humilde opinião, que todos nós devemos apoiar o grupo nessa reta final e deixar as cobranças para um momento oportuno, como na época da renovação dos contratos.

    Cobremos de quem assina e mostremos à diretoria nossa insatisfação caso ele permaneça. Mas se ele está aí, não sou eu que vou desagregar a torcida e desestabilizar um grupo que pode ser vencedor, não mesmo!

    O Botafogo não é só o LF. O Botafogo somos nós! O Botafogo tem história, tem tradição e precisa de títulos importantes. Não vamos focar na figura do LF nesse momento... vamos focar no Botafogo! É ele que queremos ver brilhar.

    Saudações alvinegras!

    ResponderExcluir
  11. Eu gostaria que um "estatístico botafoguense" fizesse o seguinte levantamento e apresentasse aqui, desmentindo a verdade:
    a) quantos gols decisivos o Lucio Flavio marcou pelo Botafogo?
    b) quanos passes ("assistências") ele fez?
    c) de quantas finais o Lucio Flavio participou?
    d) quantas vezes Lucio Flavio passou à torcida a percepção de que, estando em campo, com o time precisando dele, ele teve atuação e participação decisiva?
    Se fosse um jogador realmente importante, Lucio Flavio estaria pensando em jogar na Europa, ou em algum grande clube brasileiro (alguém o quer? alguém topa pagar R$100 mil mensais por ele?) e não na Coréia ou no Japão, onde o futebol não existe.
    Saudações Botafoguenses,
    Cesar Oliveira
    botafogo100@globo.com

    ResponderExcluir
  12. CARA GRAÇAS A DEUS ENCONTREI BOTAFOGUENSES INTELIGENTES!!!!
    LENTO FLAVIO ESTÁ NAQUELA FASE EM QUE QUANDO SAIR DO BOTAFOGO VAI PRO BRASILIENSE... PARANÁ... GRÊMIO PRUDENTE... TÍPICO JOGADOR DE SÉRIE B.

    Tem gente como esse Heitor que defende o cara... Como pode alguém defender ele...

    Esse ano o fluzinho vai ser campeão brasileiro (provavelmente) e nós?????

    NADA DE NOVO.

    É por torcedores assim ( que endeusam uma merda como Lucio Flavio) que não iremos a lugar nenhum.
    O cara nunca fez NADA pelo Botafogo, nunca deu UM título, UM carioca o cara não conseguiu dar pra gente.

    E só pra informar torcedores botafoguenses que empequenam meu time. EU QUERO BRASILEIRO, LIBERTADORES, MUNDIAL.

    O cara tá a 5 anos no Botafogo, não ganhou nada, não é ídolo de torcida e pq não vai embora???

    OBVIAMENTE PQ NINGUÉM QUER!!!!!!!!!!

    FOI CHUTADO PRA FORA DO SANTOS, NEM 1 TEMPORADA FICOU LÁ.

    Deu declaração cheio de marra falando que só tem 7 jogos a fazer e coisa e tal, ai chegou em casa e o empresário deve ter agredido ele falando que ele tá maluco, pq no fim do ano ninguém vai querer ele ai ele muda e fala que não quer sair mais auahuahuahahua

    Palhaçada!!!! Vai embora daqui sua merda, não vai fazer falta nenhuma. Só vou lembrar dele com coisas ruins, com irritação... Chupa sangue fudido. Contagia o time inteiro com sua inércia dentro de campo.

    E ainda esses técnicos fdps ainda botam ele de capitão do time?!?!?!?!?!

    Que eu saiba capitão é aquele que tem moral, que chama a responsabilidade, que dá esporro, que acorda o time... E NÃO HÁ NENHUMA DESSAS CARACTERÍSTICAS NO LENTO FLÁVIO. NEM NO LEANDRO GUERREIRO!

    CAPITÃO É O LOCO ABREU.

    BOTAFOGO VAMOS PENSAR GRANDE PELO AMOR DE DEUS!!!!!

    VAMO LÁ GALERAAAAAA EU VOU VAIAR DESDE QUANDO ELE ENTRAR EM CAMPO, TODA VEZ QUE ELE PEGAR NA BOLA E QUANDO ELE SAIR.

    OS DIRIGENTES TEM QUE ENTENDER QUE OS DONOS DO TIME SOMOS NÓS TORCEDORES QUE A 28 ANOS (EU) TORCEMOS E ATURAMOS JOGADORES, DIRIGENTES, TÉCNICOS QUE PASSAM E VÃO EMBORA. MAS QUEM FICA AQUI COM O TIME SOU EU.

    E SE NÓS NÃO QUEREMOS LÚCIO FLAVIO TEM QUE MANDAR ELE EMBORA E PONTO FINAL. VAMOS VAIAAAAARRRRRRRRR

    Ele seria um bom líbero do vôlei. Entra bate uma faltinha e sai... nem escanteio esse filho da puta consegue bater mais... é sempre no 1º pau. SEMPRE.

    ESSE MERDA NUNCA DEU UM TÍTULO PRO BOTAFOGO. NOS 2 QUE GANHAMOS COM ELE NO CLUBE ELE NÃO ESTAVA EM CAMPO. SÓ ISSO JÁ DIZ TUDO.

    ResponderExcluir
  13. Desculpe pelas citações que ninguém vai entender mas é que copiei pra cá meus comentários no facebook do botafogo news!

    ResponderExcluir
  14. Lucio Flavio se encaixava bem no esquema do Cuca, q valorizava mais o passe e a posse de bola. Mas, infelizmente, sabemos q o belo futebol do Cuca não leva ninguém a lugar nenhum.
    Com Joel, o papo é outro: defesa forte e contra-ataque a jato. O reflexo disso é q o Botafogo tem conseguido vitórias quase sempre com menos tempo de posse de bola. E nesse esquema do Joel, LF não se encaixa muito bem. Já Maicosuel e Jobson são perfeitos.
    LF pode ser no máximo um reserva, alguém pra se ter no banco e usar numa necessidade. Como titular, não dá.
    Hj, no 2x0 sobre o Galo, foi tão óbvio! Ele saiu e nós decidimos o jogo. Pessoalmente, gosto dele e tenho boas lembranças do Carrossel Alvinegro de 2007. Mas não ganhamos nada.

    ResponderExcluir